quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Modelo de Aparelho Psíquico de Piera Aulagnier

Modelo de Aparelho Psíquico de Piera Aulagnier

O modelo de aparelho psíquico de Piera Aulagnier é um sistema complexo que descreve a estrutura e o funcionamento da mente humana. Este modelo se destaca por integrar conceitos psicanalíticos clássicos com uma perspectiva inovadora sobre a formação do psiquismo e a importância do discurso na constituição do sujeito. Aulagnier propõe uma compreensão do aparelho psíquico em termos de três registros: o originaire, o primaire e o secondaire, que se relacionam com diferentes fases do desenvolvimento psíquico e modos de funcionamento mental.

Registro originaire:

Descrição: Representa o primeiro estágio de formação do psiquismo, onde as experiências são marcadas pela fusão e indiferenciação. Neste registro, a criança está em um estado de simbiose com a mãe, não havendo distinção clara entre o eu e o outro.

Funcionamento: É caracterizado por processos primitivos e não verbalizáveis. As experiências são vividas em termos de sensações corporais e afetos intensos. Não há ainda a capacidade de simbolização ou a formação de representações mentais.

Registro primaire:

Descrição: Corresponde à fase em que o psiquismo começa a estruturar-se por meio da introdução do discurso materno. Aulagnier enfatiza a importância do discurso da mãe na constituição do sujeito. É um estágio onde a criança começa a desenvolver a capacidade de simbolização.

Funcionamento: Neste registro, o pensamento é dominado por processos primários, como o desejo e a fantasia. A linguagem começa a desempenhar um papel crucial, mas ainda está fortemente ligada ao corpo e às emoções.

Registro secondaire:

Descrição: Representa o nível mais avançado de desenvolvimento psíquico, onde há uma maior diferenciação entre o eu e o outro, e a capacidade de pensamento abstrato é desenvolvida.

Funcionamento: É caracterizado por processos secundários, como a lógica e o raciocínio. A linguagem se torna mais elaborada e permite a comunicação e a elaboração de pensamentos complexos.

Visão Crítica a partir de Modelos como a TCC

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) oferece uma abordagem distinta para entender o funcionamento mental, focando em processos cognitivos conscientes e comportamentos observáveis. A comparação entre o modelo de Aulagnier e a TCC revela algumas diferenças e possíveis críticas:

 Foco no Inconsciente vs. Consciente:

 Aulagnier: Coloca grande ênfase nos processos inconscientes e na importância dos primeiros estágios de desenvolvimento psíquico. Seu modelo sugere que muitos aspectos do comportamento humano são influenciados por forças inconscientes e experiências pré-verbais.

TCC: Concentra-se nos pensamentos conscientes, crenças e atitudes que influenciam o comportamento atual. A TCC tende a subestimar o impacto das experiências precoces e dos processos inconscientes, focando mais em como modificar pensamentos e comportamentos desadaptativos​​.

Importância do Discurso:

 Aulagnier: Enfatiza o papel do discurso na formação do sujeito, sugerindo que a linguagem materna é crucial para o desenvolvimento psíquico. Esta perspectiva pode ser vista como uma limitação na TCC, que não explora profundamente a influência do discurso materno e das interações precoces.

TCC: Utiliza técnicas como a reestruturação cognitiva para alterar padrões de pensamento disfuncionais, mas pode ser criticada por não abordar suficientemente as raízes profundas desses pensamentos​.

Abordagem Teórica vs. Prática:

Aulagnier: Sua teoria é complexa e mais difícil de ser aplicada diretamente em contextos terapêuticos. É rica em conceitos teóricos, mas pode carecer de ferramentas práticas imediatas para a intervenção clínica​.

TCC: Oferece uma abordagem prática e estruturada, com técnicas específicas para tratar problemas psicológicos. No entanto, pode ser criticada por sua abordagem mais superficial e menos exploratória dos aspectos profundos do psiquismo​.

Referências Bibliográficas

Aulagnier, Piera. La violence de l'interprétation. Paris: PUF, 1975.



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